Sunsoftware

  • Home
  • Sala de Aula
  • Operações de TI
  • Monitoração e performance
  • Segurança da Informação
  • Produtos
    • NetSupport
      • NetSupport School
      • NetSupport DNA
        • NetSupport DNA – Vídeos
      • NetSupport Manager
      • NetSupport ServiceDesk
      • NetSupport Assist
      • NetSupport Notify
    • Beyond Trust
      • Powerbroker Password Safe
      • Retina
      • Powerbroker
      • Auditing Security Products
      • Powerbroker Identity Services
    • NCR – VitalCast
    • CSI International
    • Jennifer
    • Lexonix
  • Recursos
  • Blog
  • Sobre a Sun Software
11 2246-2884
  • Home
  • Blog
  • Sunsoftware
  • Aderência do professor com as novas tecnologias
11/08/2022

Aderência do professor com as novas tecnologias

Aderência do professor com as novas tecnologias

by sunsoftware / terça-feira, 04 julho 2017 / Published in Sunsoftware

O dia a dia de um coordenador pedagógico tende a ser repleto de atividades que, embora distintas umas das outras, contribuem para que haja uma boa interação entre as partes envolvidas na instituição de ensino e, principalmente, para que haja a ponte entre a direção e os alunos e professores. Cabe também a esse profissional acompanhar o desempenho dos alunos, definir quais os materiais que serão utilizados no processo de aprendizagem e cuidar de outras tarefas, como:

  • Garantir que a comunicação entre todas as partes ocorra de forma clara e eficaz;
  • Analisar a relação entre alunos e professores, de modo a descobrir se a conduta adotada atrapalha de alguma forma o aprendizado e se a postura dos próprios alunos é um obstáculo a ser trabalhado.

 

Além dessas tarefas, existe outra tão importante quanto, que é a de buscar constantemente formas inovadoras capazes de facilitar e incentivar o ensino e o aprendizado. As tecnologias voltadas para educação, por exemplo, podem ser descobertas e implantadas pelos coordenadores, porém encontram no caminho um grande desafio, relacionado à aderência do professor com as mesmas.

Nesse caso cabe a você, coordenador pedagógico, desempenhar outra função, que é a de reverter esse quadro e mostrar para o corpo docente o que as novas tecnologias podem fazer por eles, pelos alunos e pela instituição como um todo.

 

A resistência dos professores às novas tecnologias

As instituições de ensino, como outras diversas, muitas vezes não obtêm a devida evolução por conta do desconhecimento das possibilidades tecnológicas disponíveis hoje no mercado. No caso de escolas e universidades, por exemplo, professores desconhecem as novas tecnologias voltadas para a educação ou tem resistência a sua utilização, uma vez que ainda estão atados ao modelo antigo de ensino e aprendizado.

Esse pensamento acaba por gerar resistência e tornar o ensino nessas instituições defasado, e distante de uma realidade mundial, fazendo com que percam credibilidade diante de outras que aderiram à tecnologia e agreguem um aprendizado mais abrangente aos seus alunos. Alunos esses, por sinal, que convivem diariamente com a tecnologia fora do ambiente escolar, possuindo grande familiaridade com ela e que provavelmente percebem grande vantagem em usar ferramentas tecnológicas em sala de aula, motivando o aprendizado.

Mas como levar os professores a acolherem de forma positiva essas tecnologias? Não é fácil mudar um pensamento da noite para o dia, por isso é importante entender os motivos que estruturaram a resistência ao novo e moderno, para então revertê-los. Confira abaixo dois deles:

Falta de familiaridade com máquinas e equipamentos

Muitos professores apresentam uma rejeição em relação à tecnologia, por serem usuários finais e terem uma inquietação em assumir o papel de executor. Estão presos aos processos antigos e sofrem de um desapontamento por isso. O papel da tecnologia em uma situação como essa é garantir que as ferramentas adotadas sejam de uso mais simples, compreensível, intuitiva e de fácil operação, possibilitando um rápido aprendizado pelos professores.

Outro motivo comum para resistir à aderência é acreditar que a tecnologia, ou seja, computadores, tablets, em sala de aula podem levar os alunos à dispersão durante as aulas, dificultando o aprendizado. O desconhecimento de produtos de software que auxiliam na aula, conduz o professor a supor que perderá o controle dos alunos os tornando dispersos ao assunto. Cabe ao coordenador auxiliar a difundir a ideia contrária e real de que a tecnologia na educação visa sanar problemas da instituição e tornar os alunos mais atentos e empenhados.

Obviamente, é preciso persistência para que tais tecnologias possam ser utilizadas, e não faltam bons argumentos, orientações e explicações para facilitar esse processo. Esses argumentos devem frisar que:

  • A adoção de novas tecnologias por instituições de ensino trata-se na verdade de uma forte tendência. Logo, é vista com mais credibilidade a instituição que investe nessa mudança;
  • A tecnologia já faz parte do dia a dia dos alunos, e mesmo elementos vistos pelos professores como ameaças, entre eles celulares e games, são fortes aliados no ensino, pois falam a mesma linguagem que esse público;
  • A mudança em si não deve ser vista como uma ameaça ou o fim definitivo dos métodos de ensino adotados até então, mas sim como um complemento capaz de despertar o interesse dos alunos de forma antes impossível;
  • A instituição ganha ainda nos quesitos segurança e economia, a depender da ferramenta utilizada.

Se a sua instituição ainda encontra resistência na adoção à novas tecnologias, comece a conversar com os professores e toda a equipe e, se possível, consulte também os alunos para que eles auxiliem nesse processo abordando o assunto com seus docentes.

Visite nosso site para conhecer alguns exemplos de ferramentas, suas funções e benefícios e, se preferir, agende uma visita da nossa equipe para que possamos apresentar todos os pontos positivos da tecnologia para educação.

Quer saber um pouco mais a respeito desse tipo de solução e como ela pode ser aplicada em sua sala de aula?

Então confira o nosso e-book!

http://materiais.sunsoftware.com.br/e-book-a-importancia-do-uso-da-tecnologia-na-sala-de-aula

  • Tweet

What you can read next

Imagem tecnologia na escola
Como o uso da tecnologia na educação pode despertar a atenção dos alunos
Gestão de ti nas escolas
O uso das tecnologias na educação aplicado à gestão de TI nas escolas
monitorar computador
Descubra agora como monitorar os computadores da sala de informática

1 Comment to “ Aderência do professor com as novas tecnologias”

  1. Luan says :Responder
    15/09/2017 at 8:38 pm

    Gostei.

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Bem vindo ao NetSupport DNA para Educação

https://youtu.be/sx6tcz8WxDk

E-book Saiba como o uso da tecnologia é importante na sala de aula

Artigos Recentes

  • Afinal, o que é acesso remoto e qual a importância para a empresa?

    Afinal, o que é acesso remoto e qual a importância para a empresa?

    02/10/2019
  • Auditoria de TI: entenda quais são as principais e seus objetivos

    Auditoria de TI: entenda quais são as principais e seus objetivos

    25/09/2019

Fale com um especialista

sobre

  • +55 11 2246-2884
  • contato@sunsoftware.com.br
SAIBA MAIS

mapa do site

  • Sala de Aula
  • Operações de TI
  • Monitoração e performance
  • Segurança da Informação
  • Blog

receba nossas novidades

Assine nossa Newsletter e receba nosso boletim.

Sun Software 2018 © Todos os Direitos Reservados.

TOP